Notícia

Insuficiência Renal: Aguda x Crônica

Os rins são órgãos de extrema importância para o funcionamento do corpo humano, sendo responsáveis pela regulação da água do organismo e outros elementos químicos do sangue como o sódio, o potássio, o fósforo e o cálcio. Além disso, são capazes de eliminar toxinas introduzidas no organismo.

A insuficiência renal compromete os rins de realizar suas funções naturalmente. E essa perda pode acontecer de diversas maneiras e por diferentes razões.

Quando ocorre subitamente, trata-se de insuficiência renal aguda. Essa pode ser provocada por acidentes ou em decorrência de desidratação, obstrução renal, infecção generalizada, entre outros agravantes. Nessa categoria, a doença pode se desenvolver de maneira rápida e sua recuperação depende de fatores como idade, associação com outras doenças e disfunção renal prévia.

Já a insuficiência renal crônica caracteriza-se pela perda gradual da função dos rins. Podendo ser causada por hábitos como a ingestão demasiada de bebida alcoólica e tabagismo, além de diabetes e hipertensão não controladas. Apesar de lenta, sem o tratamento a progressão se dá de maneira contínua, podendo causar a falência total dos rins.

Dessa forma, ambos os tipos necessitam de acompanhamento frequente com nefrologista.

Compartilhe