Na última quinta-feira (09), a TRS participou da iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia em prol do Dia Mundial do Rim. A mobilização que aconteceu na Praça do Avião (Goiânia), contou com profissionais da área da saúde e teve como objetivo levar informações a respeito da saúde renal, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento adequado, e além de compartilhar conhecimento, disponibilizou exames de creatinina para os participantes.
Desde 2006, a campanha acontece em todo o Brasil, na segunda quinta-feira de março, sob liderança da SBN em parceria com clínicas, hospitais, profissionais, impactando também representantes políticos e celebridades. Neste ano, em sua 17ª edição, o tema instituído foi ‘Saúde renal para todos: preparar-se para o inesperado, apoiando os vulneráveis’, que levou a proposta de informar a população a respeito das doenças renais, promovendo a prevenção e a incorporação de práticas saudáveis.
Segundo a SBN, 1 em cada 10 pessoas será diagnosticada com Doença Renal Crônica – lesão dos rins mantida por 3 ou mais meses – ressaltando que, apesar de condições como hipertensão arterial, diabetes, idade, histórico de doenças renais na família, obesidade e tabagismo serem fatores de risco para o desenvolvimento da doença, os estágios iniciais podem não provocar sintomas, o que não isenta ninguém de ficar alerta à saúde dos órgãos e aos cuidados necessários.