Diante de um diagnóstico, o nosso estado emocional é tão afetado quanto o físico. Sendo assim, o tratamento ter que ser voltado não só para um lugar específico do corpo, mas para a pessoa como um todo. A saúde mental tem total influência sobre o bem-estar físico, portanto, o equilíbrio das emoções colabora para a eficácia do tratamento. Por isso, é importante que toda a equipe envolvida no cuidado com o paciente, deve ser empática, paciente e muito atenciosa.
Abordando por um viés científico, o corpo humano possui neurotransmissores, que funcionam como uma espécie de mensageiros, mantendo uma comunicação entre os neurônios e demais células do corpo. Os mais conhecidos são endorfina, dopamina, adrenalina e serotonina, e são ativados através de atividades prazerosas, proporcionando as sensações de felicidade, bem-estar, motivação etc.
No caso de pacientes dialíticos, se sentir bem e motivado em um ambiente onde precisa estar diariamente e passar por um procedimento desconfortável, torna o tratamento mais leve e faz bem à saúde como um todo.
A TRS – Nefrologia e Hemodiálise tem como um de seus princípios, a humanidade. Por isso, dispõe de uma equipe com psicóloga, nutricionista e assistente social. Por acreditar que o tratamento precisa ser feito de forma integral.