Apesar de um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças renais ser a idade, as crianças não estão imunes a problemas relacionados a esse órgão. Dessa forma, o papel da Nefropediatria é cuidar especialmente do público infantil, prevenindo o progresso de disfunções nos rins, bem como o diagnóstico precoce de possíveis alterações funcionais ou estruturais, preservando a integridade do paciente e evitando sequelas futuras.
As principais ocorrências detectadas em crianças são malformações e infecções do trato urinário, litíase renal (formação de cálculos) e síndrome nefrótica. A última, caracterizada pela excreção excessiva de substâncias pela urina, situação que exige muita atenção especialmente na infância, já que essa é uma fase de desenvolvimento e o corpo precisa estar muito bem nutrido e hidratado.
Dessa forma, a dica é para que os pais fiquem atentos a irregularidades e queixas das crianças, mantendo sempre as consultas atualizadas. No caso da saúde dos rins, note se há a ocorrência de:
– Infecção urinária
– Pressão arterial alta
– Incontinência urinária ou dificuldade para urinar
– Família com antecedentes de cistos nos rins ou doença renal de hereditária
– Dor ou ardência ao urinar
– Urina espumosa ou com sangue
– Edemas nos pés e tornozelos
Esses fatores são indícios de alterações renais. Procure um nefropediatra. Vamos juntos cuidar da saúde das crianças.