Transplante
No transplante renal, um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada. Através de uma cirurgia, esse rim é implantado no paciente e passa a exercer as funções de filtração e eliminação de líquidos e toxinas. Seus próprios rins permanecem onde eles estão, a menos que estejam causando infecção ou hipertensão.
O transplante renal é considerado a mais completa alternativa de substituição da função renal. Além de proporcionar uma menor taxa de mortalidade com o passar do tempo ainda garante uma melhor qualidade de vida, pois o transplante renal garante mais liberdade na rotina diária do paciente.
De uma forma geral, os pacientes que se submetem ao transplante renal têm uma maior sobrevida ao longo dos anos. Porém, a indicação da melhor estratégia de tratamento depende de vários fatores como, por exemplo: idade do paciente, causa da doença renal crônica, outras doenças que o paciente apresenta e fatores econômico-sociais. Então, a melhor opção varia de acordo com a situação de cada paciente.
Mais de 40 pacientes transplantados nos últimos 3 anos
Quando uma pessoa tem um quadro de doença renal crônica, é indicada a realização de um transplante. Mas sabemos que o trajeto do diagnóstico até a cirurgia é bastante instável e delicado, e exige o máximo de cuidado e comprometimento. E isso a TRS tem de sobra.
Os números falam por si só. Nos últimos três anos, mais de 40 pacientes que realizavam tratamento em nossa clínica foram transplantados. Sem dúvidas, uma grande vitória, ainda mais para nós, que acompanhamos de perto a rotina dura de quem dedica horas do seu dia à hemodiálise enquanto aguarda por um rim em uma fila extensa. Por isso, damos tanta importância a cada um de nossos pacientes e comemoramos cada vez que essa espera chega ao fim. Na TRS, cada transplante realizado é um motivo a mais para continuar.